top of page

APOIE: [BR] Impactando Vidas Pretas

Colabore com transferência de renda e fomento para dezenas de famílias em estado de vulnerabilidade, devido as medidas de quarentena no combate ao Covid-19.

O Impactando Vidas Pretas é uma iniciativa de caráter emergencial para atender, preferencialmente, famílias negras lideradas por mães solos e afro empreendedores, um projeto de transferência de renda e fomento, buscando auxiliar famílias que estão desassistidas, por conta de todas as medidas de quarentena e afastamento social que estão sendo tomadas.

"Cesta básica ajuda, mas é, de novo, o asfalto dizendo para a favela o que ela tem direito a consumir. Mais efetivo seria transferir renda diretamente para que os moradores de favelas comprassem o que precisam", Renato Meirelles

Da realidade dos fatos:

A pesquisa do Data Favela apontou que 7 em cada 10 famílias afirmam já terem tido a renda diminuída desde o início da pandemia e das medidas preventivas do alastramento do vírus, e que 79% já começaram a cortar gastos por conta da crise provocada pela Covid -19. Ao todo, 1.142 pessoas foram entrevistadas, em 262 favelas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os resultados do levantamento evidenciam que esse contingente, maior do que a população da cidade de São Paulo, por exemplo, enfrentará, para além da questão de saúde pública —agravada pelos ambientes domésticos minúsculos e pela falta de saneamento básico generalizada—, o desafio econômico da sobrevivência, com menos dinheiro ou mesmo sem ele.

São pessoas como a diarista Alda Pereira, 56, moradora da favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, que desde esta segunda-feira (23) começou a sentir o efeito da crise causada pelo coronavírus. Na noite de domingo, ela recebeu a notícia de que estava dispensada da única casa em que fazia faxina, o que lhe rendia R$ 800 por mês. “Foi um baque, fui demitida pelo ‘zap’. Fácil, né?”, diz ela que não conta com nenhum tipo de rede de proteção social do Estado.

Nunca foi tão importante e tão urgente nos unirmos em uma causa.

Com o intuito de prover as necessidades básicas das famílias (desejamos alcançar ao menos 40), serão distribuídos R$320,00 para cada uma das beneficiadas por um prazo mínimo de 2 meses (ao alcançarmos a meta mínima do programa).

bottom of page