top of page

9 dicas para um 2019 de sucesso

Começo de ano é sempre a hora de rever nosso planejamento (caso não tenha, criar), listar nossas metas e nos organizar para que os 365 dias sejam de muito sucesso.

Principalmente para afroempreendedores que precisam desenvolver diversas atividadades, muitas vezes, sozinhos.

Por isso, trouxemos 9 dicas de ouros dadas por Ana Minuto (anaminuto.com.br) via Portal Movimento Black Money

Analise o último ano

Faça uma análise dos anos anteriores, faça um levantamento do que deu certo e do que não deu, e do porquê não deu certo. Dessa forma, você vai criar na sua mente pensamentos, ações e estratégias para que possa entrar 2019 de forma mais organizada e com a certeza de que não vai mais errar.

Organize

Organize suas sua casa, documentações e etc.! Doe tudo aquilo que não tiver mais utilidade para você, como por exemplo, roupas e sapatos. Também avalie suas finanças, reveja seus gastos do ano, faça ajustes, e planeje um investimento para os momentos de dificuldades. Todas essas ações farão a energia circular e te darão a sensação de leveza.

Planeje

Após identificar o que deseja e elencar prioridades, pense em ações concretas, metas e prazos para cada objetivo. Dessa forma, o que parecia vago e distante torna-se praticável, e você se anima para seguir adiante.

Seja realista

Estabelecer metas muito ambiciosas a curto prazo é uma receita certa para a frustração. Organize seu cronograma de modo a começar pelo que é mais fácil – geralmente, objetivos simples e que dependem principalmente de você para ser alcançados. Conquistar pequenas vitórias é importante para ganhar autoconfiança e manter a motivação.

Tenha paciência

Mudar de vida é um processo que não ocorre do dia para a noite. Quando o imediatismo falar mais alto e a ânsia por resultados bater, procure relembrar o propósito da sua caminhada e o quanto você já avançou em direção a seus objetivos.

Enfrente seus medos

Às vezes, mais do que qualquer outra limitação, o medo do sucesso torna-se o maior entrave à realização dos seus sonhos. Se você acredita que não merece tal coisa, seu inconsciente cria obstáculos para afastá-la daquilo. Você costuma dizer a si mesma que é incapaz ou que mudar não vale a pena? Então, mude o discurso.

Peça ajuda

A realização de alguns planos pode envolver outras pessoas, e a participação de cada uma deve entrar no seu planejamento. Mesmo quando é tudo com você, ter suporte permite delegar tarefas, otimizar o tempo e manter o entusiasmo, desde que você recorra às pessoas certas. Temos que procurar apoio em quem pode nos apoiar. Às vezes, buscamos segurança em quem tem uma mentalidade diferente e acabamos desmotivadas e desencorajadas.

Invista na autoestima

O incentivo externo é uma ajuda e tanto, mas a força decisiva para tocar seus planos vem de você mesma. Por isso, jogue no seu time: cuide da saúde, celebre os avanços e dedique-se a projetos e atividades que exercitem as suas habilidades. Sempre que preciso, reveja suas resoluções

Um objetivo bem definido serve para guiar as suas ações e não para massacrá-la no percurso ou limitar o seu senso de oportunidade. Se a jornada for muito cansativa, pode ser que você atinja a sua meta e nem queira seguir se desafiando. Empenhe-se em cumprir o que determinou para si, mas esteja aberta a mudar de ideia ou de estratégia. Ao longo do caminho, pode-se descobrir meios alternativos para chegar no mesmo fim.

Arregace as mangas

O segredo do sucesso na vida é pensar, planejar e agir! Pense que pessoa você pode se tornar, em 2019. Faça uma lista das coisas que você precisa para se tornar a pessoa que você quer: seja uma pessoa mais equilibrada, feliz e/ou organizada. Esse exercício vai te ajudar a ter clareza de como alcançar os seus objetivos.

Ana Minuto anaminuto.com.br

Aproveitamos para dar uma super dicar para ajudar na sua organização e planejamento. Invista em agendas, cadernos planners!

Conheça a Afrontosa: https://www.afrontosa.com.br/

bottom of page