top of page

SPFW e a representatividade na passarela

Sempre falamos aqui o quanto a representatividade na moda é importante. Uma das bandeiras que levantamos, é a necessidade de difundirmos imagens de moda com pessoas negras.

Com um casting completamente formado por modelos negras, a marca Apartamento 03 mostra que é possível ir além e ressalta problemas ainda visíveis no cenário fashion.

Há quase 10 anos, a SPFW assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público - o compromisso era pedir às marcas que 10% do seu "casting" fosse negro, afrodescendente e indígena. (Fonte Folha).

Entretanto, não é isso que enxergamos atualmente, principalmente em maras mais antigas no mercado de moda. A Folha calculou, nesta temporada, que a SPFW conseguiu que 280 dos 976 looks desfilados semana passada fosse vestidos por negros e afrodescendentes - ou seja, 29& do total.

Infelizmente, a realidade é que se marcas pequenas como João Pimenta e Apartamento 03 não trabalhassem de forma tão enfática com modelos negros, o percentual cairia para pouco mais de 10%.

Novamente estamos aqui exaltando uma marca que fez o dito impossível e impulsionou o movimento. Mas, podemos falar com certeza que não é o suficiente. Enquanto for preciso ressaltar um trabalho como este, quer dizer que estamos com problemas de fato na representatividade fashion e que as marcas ainda não compreenderam que a diversidade racial na moda é algo urgente e muito mais que necessário.

Alguns looks do desfile da Apartamento 03:

E você? O que acha? Tem acompanhado o movimento crescente em relação a representatividade na moda?

Conta pra gente!

bottom of page