top of page

Relato de uma miss sobre autoestima e padrão de beleza

Estamos passando por diversas mudanças, principalmente, em relação as nossas opiniões, formas de vermos o mundo e nos expressarmos.

Tais mudanças contribuem muito para o nosso empoderamento. É muito lindo ver como as pessoas negras estão se reconhecendo e se aceitando cada dia mais, assumindo seus traços e suas características, fugindo de padrões impostos pela sociedade.

Fonte: Instagram @rillarebalmat

Mas não podemos deixar de falar que ainda temos muito para conquistar, muitos passos para dar em direção ao respeito, igualdade e reconhecimento. Grande parte da população negra já sofreu algum tipo de preconceito, repressão ou, até mesmo, agressão. Em alguns casos, esse tipo de situação começa na infância, infelizmente.

Hoje, gostaria de fazer um recorte e falar um pouco sobre a minha lição com de autoestima. Para quem não sabe, sou Miss Ji-Paraná 2018 e já vi e vivi muita coisa por aqui.

Daniele Abgail Barbosa Silva, por exemplo, ganhadora do Miss Ji-Paraná 2016 e Miss Rondônia 2017, relatou em uma matéria ao G1 que sofreu muito na infância: "Na escola me chamavam de magrela. O meu cabelo chamavam de bucha. Eles me humilhavam" relatou a miss.

Em meu Instagram também já relatei alguns casos de preconceito por empresas que afirmavam que não estava dentro do padrão.

Fonte: Instagram @rillarebalmat

Fonte: Instagram @rillarebalmat

Sempre tive um certo complexo de inferioridade, cresci com isso. Hoje,consigo entender melhor a razão disso e tento desconstruir tudo que foi imposto, que nasceu comigo. Não quero me sentir inferior nunca mais! Essa mudança precisa ser urgente e quero ajudar mais pessoas a se reconhecerem e se aceitarem. Com o meu trabalho, tento ao máximo levar representatividade compartilhando meus trabalhos no instagram e conversar sobre.

Precisamos nos aceitar, nos orgulhar de quem somos e exaltar nossos traços e características!

Fonte: Instagram @rillarebalmat

Em nossos próximos encontros, pretendo falar um pouco mais sobre os bastidores dos concursos de beleza, como foi chegar até aqui e tudo que quiser saber. Vem comigo?

bottom of page