top of page

Hey, Black Child! Empoderando nossas crianças negras

Pensar em empoderamento negro infantil é pensar em representatividade e busca de referências que devem começar desde sempre, em uma família que reafirme o valor e a importância dessa criança no mundo.

Confesso: esse caminhar muitas vezes é árduo para uma grande parte de nós, que cresceu sem esse tipo de referência na família, na escola e na mídia, tendo nossas raízes silenciadas e desconhecidas e, muitas vezes, reproduzindo padrões de comportamento que fortaleciam racismo , infelizmente...

Independentemente de quaisquer circunstâncias, podemos e devemos empoderar nossas crianças negras e, nesse caso, o conhecimento é sempre a nossa melhor arma para tal transformação.

Vamos nessa?

Alisa não, família!

Ensine a criança a amar a estética negra, a cor da sua pele e seus cabelos. Hoje em dia, temos inúmeras referências na internet, como canais no youtube , blogs e perfis no instagram que ensinam a cuidar da beleza dos pequenos com um papo super engajado e descontraído.

Canal no youtube Vanianda Cacheadinhos : Dicas para cabelo das Crianças, cacheadas, crespas, lisas e onduladas.

https://www.youtube.com/user/vanianda/videos

Benny Harlem: modelo e artista que compartilha belíssimas imagens com sua filha e esposa, ressaltando a beleza do cabelo crespo como ato de resistência política e estética.

https://www.instagram.com/bennyharlem/?hl=pt-br

Busque referências infantis:

A frase “Representatividade importa” nunca fez tanto sentido: As crianças precisam de referências que as represente. Brinquedos, desenhos animados, músicas, livros e filmes devem contribuir de forma positiva na formação dos pequenos, elevando sua autoestima e seu valor no mundo.

Acompanhe seus filhos na escola

Converse com seu filho sobre sua rotina escolar. A escola é o segundo espaço de convivência mais importante para os pequenos e é nele que a criança negra conviverá com uma grande diversidade de opinões e comportamentos.

É muito importante ter conhecimento da lei 10.639/03 que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Avalie sempre se a escola promove um espaço de igualdade, diversidade e valorização cultural.

Promova espaços de convívio sadios que valorizem sua ancestralidade e cultura.

Que tal propor um passeio cultural com as crianças? Parques, mostras culturais, peças teatrais e museus que falem sobre a importância do povo negro e suas personalidades são sempre bem-vindos.

Enfim, criança empoderada é criança confiante, um jovem consciente e um adulto transformador e mobilizador.

E que sejamos a mudança que desejamos no mundo.

Você está preparado?

Por fim, deixo com vocês esse lindo poema de Countee Cullen , um poeta negro norte-americano, autor e estudioso que foi uma grande figura de liderança no Renascimento do Harlem.

Hey, Black Child” (Countee Cullen)

Hey Criança negra

Você sabe quem você é

Quem você realmente é

Você sabe que pode ser

O que você quer ser

Se você tentar ser

O que você pode ser

Hey Criança negra

Você sabe onde você está indo

Onde você está realmente indo

Você sabe que pode aprender

O que você quer aprender

Se você tentar aprender

O que você pode aprender

Hey Criança negra

Você sabe que você é forte

Quero dizer realmente forte

Você sabe que você pode fazer

O que você quer fazer

Se você tentar fazer

O que você pode fazer

Hey Criança negra

Seja o que você pode ser

Aprenda o que você deve aprender

Faça o que você pode fazer

E amanhã a sua nação

Será o que você quiser que ela seja

bottom of page