APES**T - THE CARTERS e a crítica a desvalorização da arte negra

Uau! Beyoncé arrasou novamente e surpreendeu a todos com seu último lançamento, certo? Certo. Hoje, como oitavo vídeo em alta no Youtube, o clipe APES**T - THE CARTERS abalou as estruturas da internet neste último fim de semana.

Em uma breve busca nos principais portais de notícia, pudemos perceber que o foco está na surpresa do lançamento e locação do clipe. Bem, um lançamento assim não é nada tão surpreendente, já que a deusa das deusas fez outro lançamento parecido.

Acreditamos que, talvez, o motivo maior do estranhamento seja a locação: Museu do Louvre em Paris, da “Monalisa” e de Leonardo da Vinci, fechado especialmente pra gravação. Que poder, né? Muito!

Muitas vezes, grandes coisas precisam ser feitas para mostrar o espaço que estamos conquistando e apresentar o negro em uma nova posição, o que já não deveria causar tanto estranhamento. Afinal, todos nós sabemos que o casal tem poder o suficiente para tal. Talvez, o estranhamento esteja, acima de tudo, em fazê-lo da forma que fizeram: criticando.

Sim. O clipe critica a desvalorização da arte negra e suas poucas representações nas artes do próprio museu, onde os negros aparecem, basicamente, como escravos. Sem deixar de mencionar a crítica direta às premiações de cinema e música.

O clipe lançado de surpresa, tem estética fora do comum e já mostra que veio para afrontar a partir da postura questionadora de Beyoncé e Jay-Z que, além de tudo, arrasaram muito no figurino. Além disso, eles levaram vários tipos de arte negra para o museu: música, dança, corte de cabelo negro e cores.

Ademais, não podemos deixar de ressaltar o contraste evidente entre as cores dos dançarinos do clipe em relação as obras de arte, obras essas que aparecem o tempo todo com foco evidente para que possamos perceber sobre o que de fato o clipe fala.

"Eu sou um gorila na porra da coop Finna pare no zoológico Eu sou como o chefe Keef se encontra com o Rafiki Quem foi o Rei Leão para você? Relógio de bolso como cangurus Diga a esses palhaços que não nos divertimos Homem eclipsado com esse negócio de macaco 4 5 tem mudança para você Corrente motor quando chegamos Presidencial com os aviões também É melhor você chegar com o residencial Invicto com o rei também Eu disse não ao Superbowl Você precisa de mim, eu não preciso de você Toda noite nós no endzone Diga a NFL nos estádios também Ontem à noite foi um maldito zoológico Stagediving em um pool de pessoas Correu por Liverpool como um maldito Beatle Cola fumaça gorila como se fosse legal Diga ao foda do Grammy que 0 por 8 merda Você já viu a multidão indo em apeshit?"

A música faz parte do álbum chamado "Everything is love". No Spotify, o álbum só pode ser reproduzido por assinantes do serviço Premium, que no Brasil custa a partir de R$ 16,90. Para novos assinantes, há uma promoção de 3 meses por apenas R$ 1,99 Clique aqui!

E você, o que achou do clipe?

Veja o completo em:

  • Facebook Tombay
  • Instagram Tombay
  • Pinterest Tombay
  • YouTube Portal Tombay

© 2017 por Tombay  | By Acerte Virtual