top of page

Rumo ao tombamento universal

Que, a última edição do Miss Brasil deu o que falar, isso é um fato! Teve gente que curtiu, teve gente que não curtiu... maaas o mais importante disso tudo foi ver uma mulher negra eleita como a mais bela do nosso país. Bela, não só no âmbito da estética, mas nas ideias e na postura, também. Quem viu o concurso, pode acompanhar as falas de Monalysa Alcântara ao longo da competição e, dentre os momentos mais icônicos, podemos destacar dois. O primeiro foi quando ela teve responder qual seria sua contribuição para o empoderamento das mulheres negras, e ela disse:

"A mulher negra tem um papel muito importante. E eu, através da minha história, preciso e devo ajudá-las a se acharem mais bonitas e capazes de irem atrás dos seus sonhos."

Outro momento maravilhoso, foi quando ela teve que fazer um discurso para defender o seu reinado:

"(...) Eu quero levar o poder para as mulheres, eu quero dar voz a vocês. Eu quero mostrar para todos que temos força de vontade, que temos coragem, inteligência e vamos passar por cima do preconceito e do machismo."

E ela conseguiu! A vitória da Monalysa mostrou que uma mulher, negra e nordestina pode e deve representar a beleza do Brasil, quebrando o padrão de beleza branco e liso a tanto tempo enraizado em nosso país. Mostrou que temas como: racismo, violência doméstica, desigualdade de gênero entre outros, devem ser discutidos em qualquer espaço, inclusive, em um concurso de beleza. E, mais ainda, deixou a mensagem: que por mais dificuldades que apareçam, se tivermos força de vontade e perseverança, podemos chegar aonde quisermos. Não vamos nos deixar abalar por comentários maldosos, esses devem servir de combustível que nos dará força para ocuparmos todos os espaços.

bottom of page